Comece pela sua cama

Olá, querido artista e artesão!

Eu assisti e provavelmente você já deve ter visto também nas redes sociais, o discurso de um veterano para uma turma de formandos dos SEALs, uma das principais forças de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos.

Para você ter ideia, quando os Estados Unidos foram capturar Osama Bin Laden em 2011, eles mandaram uma unidade do SEALs. Agora imagina o treinamento físico e mental que você tem que enfrentar para entrar nesse grupo. É a elite da elite dos militares nos EUA.
Aí esse veterano chegou na frente dos formandos, familiares, pais, mães, todos aguardando o discurso, quando ele começa dizendo: “Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama”.
Imagino que eles pensaram e eu também: “Estão aqui alguns dos militares mais fortes e corajosos do mundo, e o cara vem falar de arrumar a cama?”
Mas o que se seguiu foi uma grande lição que eu pude aprender na minha vida. Ele explica que ao arrumar a cama de manhã, você terá completado a sua primeira tarefa do dia. E que isso vai te dar um sentimento de orgulho que irá te encorajar para outra pequena tarefa. E essa tarefa leva você a completar outra, e mais outra. Ao fim do dia, aquela primeira tarefa se tornará o início de várias tarefas completadas.
Eu entendi que a maior lição dele foi: Se você não consegue fazer as pequenas coisas direito, nunca será capaz de fazer as grandes coisas direito. 
Arrumar sua cama reforça o fato de que as pequenas coisas da vida importam. E essa cama arrumada te dá a esperança de que amanhã será melhor.
E o que seria o equivalente a arrumar a sua cama em relação a viver de arte?
Torço por você, artista! Estamos juntos nessa jornada.
Com muito amor e admiração por você,
Zilá Nodari
Anúncios